segunda-feira, 27 de maio de 2013

JARDIM E ARTE NA ESCOLA


JARDIM E ARTE NA ESCOLA

IDENTIFIÇÃO DA ESCOLA:
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MAESTRO JOÃO LEITE
DIRETORA: MARIA ELVIRA PIZATE
VICE – DIRETORA: ILDENIR
ENDEREÇO: RUA B S/N – VILA PIONEIRA
CEP 68.455-000
BAIRRO: VILA PIONEIRA
CORPO TÉCNICO:
SUPERVISORA: ELIETE MIRANDA
                           ADRIANA ARAÚJO
PROFESSORA IDEALIZADORA DO PROJETO:
IVONE LOPES
COORDENADOR DE ARTE:
VITAL RAMOS
PROFESSORES COLABORADORES: MARCELO MARTINS (E.R.E)
                                                                 REGINALDO RIBEIRO (E.D)
                                                                 NIVALDO SILVA
                                                                 JAIRO
                                                                 SOCORRO
  

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
TÍTULO: JARDIM E ARTE NA ESCOLA
PROJETO: “PNEU EM AÇÃO”
CLIENTELA:
Alunos do 1º ao 5º ano

 
1 Justificativa

Praticando uma atividade com os alunos do 4º e 5º ano, na disciplina Arte, sobre o conteúdo “O feio e o belo”, objetivou-se diagnosticar um espaço na escola para se pudéssemos idealizar o projeto intitulado JARDIM E ARTE NA ESCOLA: PROJETO “PNEU EM AÇÃO”, no qual se fará a relação teoria e prática, buscando ressignificar uma área ociosa que foi detectada pelos alunos através de foto, coberta de capim e restos de entulhos. Procurou-se medir o espaço que tem como largura 3,70 e de comprimento 12,50, lugar excelente para criarmos um lindo jardim, utilizando-se o material reciclado pneu para transformar o feio em belo.
A partir de então, passamos a buscar colaboradores para colocarmos a “mão na massa”. Vale ressaltar que a idéia de ressignificar o lugar com vistas a embelezar a escola surgiu da professora e dos alunos nesta atividade de campo.
Assim, passamos a trabalhar interdisciplinarmente com as disciplinas Arte, Religião e Educação Física.  

2  Objetivos
2.1 Objetivo Geral
Trabalhar a questão ambiental de forma transversal, envolvendo as disciplinas de arte, ensino religioso e educação física junto aos professores do  4º e 5º ano, os quais contribuirão com seus ensinamentos específicos no que se refere à sensibilização e consciência ambiental e sobre a importância da reciclagem na utilização do reaproveitamento de pneu descartável.
2.2 Objetivos Específicos
Ø  Envolver alunos, professores, funcionários, pais com questões ambientais e incentivar a participação cidadã na defesa do meio ambiente local, global por toda parte da comunidade escolar com enfoque na melhoria da qualidade de vida e embelezamento do ambiente escolar;
Ø   Desenvolver um belo jardim ornamental utilizando-se pneu e plantas ornamentais;
Ø  Reaproveitar pneus, garrafas pet, evitando a contaminação do ambiente;
Ø  Trabalhar interdisciplinaridade valorizando a criatividade dos aluno;
Ø  Tornar a aula mais atraente para os alunos;
Ø  Propiciar a socialização e o trabalho em equipe;
Ø  Desenvolver atitudes ecológicas nas crianças e adolescentes;
Ø  Sensibilizar os alunos para a problemática no entorno da escola;
Ø  Melhorar o ambiente escolar usando de maneira criativa o lixo pneu e pet;
Ø  Preparar os alunos para reutilização dos pneus e garrafas pet.
3 Metodologia
1º passo- Utilizar os conteúdos ministrados na disciplina arte em sala de aula, aproveitando os vídeos e à realização de visitas ao horto da Eletronorte e cidade, o primeiro localizado na Vila Permanente e o segundo no bairro Beira Rio.
2º passo- Preparar os pneus e garrafas pet com lavagem junto às crianças das turmas de 1º e 2º ano, o qual será realizado um evento intitulado “Banho de Pneu”, com a participação do carro pipa com hora e data programada pela direção da escola).
3º passo- Fazer a limpeza do local e pintura.
4º passo- Colocar terra e adubo orgânico no local onde será o canteiro.
5º passo- A turma escolherá o que plantar.
6º passo- Fazer cronograma de quem vai molhar os canteiros.  

4 Recursos Humanos
 Alunos do 1º ao 5º ano, professores e toda a comunidade escolar, podendo ter envolvimento dos pais e comunidade.
5 Recursos Materiais
Pneus, garrafas pet, enxadão, enxada, carro de mão, baldes, tintas (óleo e a base d’água), pá, terra, sementes, adubo, seixos (1/2), água e xadrez coloridos, rolo e pincel, tinner, arame (diversas espessuras), parafusos, bucha e furadeira, regadores, mangueira, ciscadores.
6 Recursos financeiros
Realização da parte prática (construção do jardim). Estará na responsabilidade da direção da escola.
7 Avaliação
O acompanhamento e avaliação serão realizados durantes o desenvolvimento das atividades e implantação do projeto. Os resultados serão medidos através das metas alcançadas.
8 Cronograma das ações
AÇÕES
fev
mar
abr
mai
jun
Meta e ação
x




Pesquisa dos materiais
x




Coleta dos materiais
x
x



Cuidados com os materiais


x


Aplicação do plano piloto



x

Projeto em ação



x

Projeto em ação



x

Resultado do trabalho final




x

 Organizando o espaço





                                          Eu e a professora Ildenir que é a nossa vice-diretora
















                                    O sr. Manoel é o  vigia da escola, dando sua contribuição







                                                     Professora de Educação Física Joerlene

                                                       Caixas de tomates  recicladas




                                                 EU E A PROFESSORA DE ARTE IVONE

                               Professor Marcelo de Ensino Religioso colocando a mão na massa



      Depois de tanto trabalho os alunos do 4º e 5º anos foram   recompensados com um lanche ( pizzas e refrigerantes)



                      
                           A turma com a professora de arte Ivone e a professora Marta Marques



                                               Professoras: Deusa, Eliete, Edivane e Zilda
                                              Professoras Adriana Araújo e Maria do Carmo













Um comentário: